Eixos de avaliação

Eixos de Avaliação do Processo de Recredenciamento

Para garantir a qualidade e a excelência do ensino superior, o processo de recredenciamento institucional é fundamentado em cinco eixos de avaliação estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Esses eixos abrangem os principais aspectos que refletem o desempenho e o compromisso da instituição com a educação. São eles:

Eixo 1- Planejamento e Avaliação Institucional (Peso 10): Este eixo avalia a existência e a eficácia dos processos de planejamento estratégico e autoavaliação institucional. Verifica se a universidade realiza análises periódicas de suas atividades e utiliza os resultados para promover melhorias contínuas em suas práticas acadêmicas e administrativas.

Eixo 2- Desenvolvimento Institucional (Peso 30): Foca no alinhamento das ações da instituição com sua missão, visão e objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Analisa como a universidade avança em áreas como ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento educacional e científico da sociedade.

Eixo 3- Políticas Acadêmicas (Peso 10): Examina as diretrizes e práticas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Avalia a qualidade dos programas acadêmicos, a formação e a capacitação do corpo docente, bem como as metodologias de ensino utilizadas para garantir a excelência na aprendizagem dos estudantes.

Eixo 4- Políticas de Gestão (Peso 20): Avalia a estrutura organizacional e os processos de gestão da instituição. Considera aspectos como eficiência administrativa, transparência nos processos decisórios, gestão de pessoas, sustentabilidade financeira e a participação da comunidade acadêmica na governança.

Eixo 5- Infraestrutura (Peso 30): Verifica as condições físicas e tecnológicas das instalações da universidade. Inclui a análise de laboratórios, bibliotecas, salas de aula, recursos de tecnologia da informação e demais facilidades que apoiam as atividades acadêmicas e administrativas, garantindo um ambiente propício ao ensino e à pesquisa.

O Conceito Institucional (CI) resultante do processo de avaliação considera os pesos atribuídos a cada eixo, refletindo sua importância relativa. Este conceito é essencial para determinar a qualidade global da instituição e sua capacidade de continuar oferecendo educação superior de alto nível.